Com apoio do MTur, Rotas Amazônicas Integradas são case na Abav Expo 2021

Projeto une sete estados do Norte do país em prol da promoção de atrativos turísticos e da pesca esportiva na região

Bruno Dantas, do Departamento de Turismo do Governo de Roraima, expõe as Rotas Amazônicas Integradas. Crédito: Victor Alves/MTur

A união de sete estados do Norte do país em prol da promoção do turismo de pesca esportiva na região foi um case de sucesso apresentado nesta quinta-feira (07.10) durante a 48ª Abav Expo, em Fortaleza (CE). Com apoio do Ministério do Turismo, a palestra “Um norte para o turismo: as Rotas Amazônicas Integradas” trouxe informações sobre o projeto, que trabalhará o desenvolvimento integrado envolvendo produtos ligados à pesca do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, parabenizou a iniciativa exposta e destacou a importância da união entre os estados brasileiros. “Sabemos do nosso potencial e precisamos unir forças para que esse potencial se torne realidade. As Rotas Amazônicas Integradas são um bom exemplo de como os nossos destinos podem se desenvolver e impulsionar o turismo nestas regiões”, destacou.

A partir da união de esforços, o projeto irá propor alternativas para a divulgação conjunta de produtos trabalhados individualmente pelos estados, a fim de reunir roteiros com perfis turísticos similares e, assim, reforçar a atração de visitantes nacionais e internacionais. Segundo os estados envolvidos, a promoção das rotas será feita por meio de material trilíngue, produzido em parceria entre os órgãos de Turismo, e contará ainda com a criação de um site e material promocional, de forma a expor a região norte e seus atrativos.

Para o diretor do Departamento de Turismo do Governo do Estado de Roraima, Bruno Dantas de Brito, a união das rotas já vem dando resultados aos estados da região. “Ela é uma referência para nós e faz justiça a uma grande região do país que é pouco trabalhada por meio de promoção turística. Esse é um segmento muito importante para ser desenvolvido, e isso, por si só, já foi capaz de ajudar os estados a superarem seus desafios e a trocarem experiências de sucesso que cada estado já tem”, declarou.

Em maio deste ano, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, participou da assinatura da Carta do Turismo da Amazônia, em Roraima. Além da criação das Rotas Amazônicas Integradas, o documento previa a elaboração de um calendário de eventos híbridos (presenciais e virtuais) da região para apresentar os segmentos prioritários de cada estado.