Roraima apresenta Rotas Amazônicas Integradas em encontro que discutiu turismo da região Norte

A iniciativa tem como proposta o desenvolvimento de um trabalho de promoção integrada envolvendo os produtos de pesca esportiva com todos os estados da região Norte do país.

Por: Ribamar Rocha

Debater a integração turística da Amazônia foi a proposta do 1º Meeting Internacional de Turismo da Região Norte, realizado esta semana em Porto Velho-RO. O estado de Roraima marcou presença através do Detur (Departamento Estadual de Turismo), ligado à Seplan (Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento), levando pautas e experiências do turismo local.

Entre os painéis apresentados durante o evento foram discutidos temas como a estruturação e novos produtos turísticos, especialmente neste momento pós-pandemia e a perspectiva dessa retomada sob o ponto de vista do empresariado.

Políticas públicas aplicadas ao turismo também foram destaque em painel com o professor Haroldo de Sá, da Universidade de Rondônia (Unir), e Gisele Louise, da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em que o ponto pacífico foi a necessidade de união de esforços para desenvolver o turismo.

Na oportunidade, o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, apresentou a RAI (Rotas Amazônicas Integradas), uma iniciativa que teve origem em Roraima, que tem como proposta o desenvolvimento de um trabalho de promoção integrada, envolvendo inicialmente, os produtos de pesca esportiva com todos os estados da região Norte do país.

Bruno também aproveitou para solicitar a reativação do Fórum de Turismo da Amazônia, que segundo ele, era realizado no passado com todos os estados da Amazônia, e proporciona uma integração do turismo regional muito positiva.

“Avalio como muito proveitosa a participação de Roraima, pois tivemos a oportunidade de trocar conhecimentos e conhecer iniciativas que têm dado certo. E o consenso que foi atingido ao final do encontro, é que toda região precisa trabalhar de forma sinérgica e convergente para o pleno desenvolvimento do turismo”, afirmou.

Para o secretário da Seplan, Emerson Baú, turismo é uma atividade que muito agrega e esse tipo de experiência e integração, soma no desenvolvimento das políticas.

"Sabemos que a atividade turística mobiliza dezenas de outras atividades, gerando um grande círculo virtuoso, mas precisamos planejar, ordenar, capacitar e promover com bastante competência, para que seja uma atividade sustentável, especialmente do ponto de vista econômico”, disse ele.