MTur e Rotas Amazônicas Integradas se reúnem para alinhar ações para 2022

Na pauta esteve a participação em eventos no próximo ano e a ampliação da malha aérea na Região Norte

O Ministério do Turismo e a Embratur se reuniram, na última semana, por videoconferência, com representantes das Rotas Amazônicas Integradas (RAI), que engloba as sete secretarias estaduais de Turismo da Região Norte do Brasil. O encontro teve o objetivo de alinhar as ações da RAI para 2022, sanar dúvidas e discutir os desdobramentos das últimas reuniões - ordinária e extraordinária – promovidas pelo Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (Fórum MOB-Tur).

“Realizamos frequentes reuniões com quem está na ponta, com os secretários de turismo e com as governanças regionais, pois sabemos da importância desses atores para a construção e execução das políticas públicas de turismo. E, além disso, também prezamos pela aproximação com esses atores. Só trabalhando juntos poderemos avançar para o desenvolvimento do setor em todo Brasil”, declarou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Um dos assuntos abordados no encontro foram os desdobramentos da 2ª Reunião Extraordinária realizada pelo Fórum MOB-Tur, no último mês, que teve como tema “Turismo na Amazônia e o Setor Aéreo”. Na ocasião foram discutidas iniciativas e perspectivas de desenvolvimento do turismo e as medidas adotadas para o estímulo da aviação regional no Norte do país.

A secretária nacional de Atração de investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Débora Gonçalves, afirmou que o governo federal está trabalhado para que o turismo volte ao patamar que era antes, inclusive no âmbito do setor aéreo. “Estamos fazendo de tudo para baixar os preços das passagens e trazer empresas novas para o Brasil. Além disso, o ministro atua na promoção do nosso país em suas viagens internacionais, inclusive atraindo investidores ao Brasil. Tudo está sendo conversado e está sendo feito um enorme esforço para que a malha aérea se recomponha o mais breve possível e ajude a impulsionar o turismo e a retomada do setor”.

O coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística, Higor Guerra, reforçou que um dos objetivos do Fórum MOB-Tur é intermediar os diversos setores e segmentos turísticos e criar pontes de diálogo. “A reunião do Fórum sobre o turismo na Amazônia e o setor aéreo contou com orientações claras do ministro Gilson no sentido de fortalecer a aviação regional. O encontro criou um conjunto de interações entre os principais atores desses setores e proporcionou a definição de dez ações que vamos trabalhar com os membros da RAI em 2022, tendo o objetivo de facilitar o acesso de turistas aos atrativos naturais e culturais da Amazônia brasileira”, pontuou Guerra.

Outro destaque do encontro foi o uso prático do Guia de Retomada Econômica do Turismo nas ações conjuntas do MTur e da RAI definidas para 2022. O documento, lançado na última semana pelos ministérios do Turismo e da Economia, reúne um breve diagnóstico do setor no país e apresenta um levantamento das tendências, oportunidades e desafios para o turismo, além de um mapeamento das boas práticas adotadas em outros países. “No caso concreto, o grupo irá considerar a 10ª iniciativa do guia que é ‘Promover programas e incentivos para a redução de custo das empresas aéreas, com vistas a recuperação e aumento da malha aérea do país’”, explicou o coordenador-geral Higor Guerra.

“Um dos elementos mais importantes que o Guia traz é exatamente a retomada pela natureza. Nós estamos aqui justamente com os estados que representam uma grande fortaleza da natureza mundial que é a Amazônia. O objetivo da RAI é fortalecer e ampliar a perspectiva da retomada no país”, destacou Bruno Brito, diretor de Turismo de Roraima, presente na reunião.

Também esteve na pauta o alinhamento com o MTur e com a Embratur da agenda de eventos nacionais e internacionais previstos para 2022. “Já está na agenda do Ministério do Turismo a participação em diversas feiras e eventos para o próximo ano e a RAI tem espaço garantido com estandes específicos para a promoção do destino Amazônia”, pontuou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo substituto, Fábio Pinheiro.

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo