SUL DO ESTADO | Atividade de Condutor Local de Turismo é regulamentada em São Luiz

O município de São Luiz, situado no sul do Estado, conta agora com a lei que regulamenta a atividade de Condutor de Turismo Local. A proposta aprovada pela Câmara Municipal vai incentivar a criação de novos roteiros, além da formatação de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo na cidade.

A conquista é fruto dos Seminários Estratégicos de Regionalização do Turismo, realizado em setembro na Região Turística Águas e Florestas da Linha do Equador, pela Seplan (Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento), por meio do Detur (Departamento Estadual de Turismo), onde foram prestados esclarecimentos quanto à política de turismo no estado de Roraima, bem como os critérios exigidos pelo Ministério do Turismo para que os municípios possam ser inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro.

De acordo com o secretário da Seplan, Emerson Baú, a aprovação da lei é importante para fortalecer e dar um novo impulso à atividade turística no município e, consequentemente, no desenvolvimento do Estado.

“Isso é motivo de alegria e satisfação para nós, pois a Secretaria do Planejamento, através do nosso Departamento de Turismo, muito contribuiu na elaboração dessa legislação”, frisou.

“A aprovação da lei repercute diretamente na atividade da região, porque vai organizar e viabilizar a participação maior de ações relacionadas ao desenvolvimento de novos roteiros e de novos produtos e serviços turísticos”, disse o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito.

O Condutor de Turismo Local é o profissional que exerce as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas ou excursões em São Luiz.

Para exercer a atividade, o interessado deverá, obrigatoriamente, solicitar o seu credenciamento junto órgão oficial de Turismo do Município e possuir habilitação em curso de formação de condutor ministrado pelo Ministério do Turismo ou órgão oficial de Turismo do Estado.