DIA NACIONAL DO TURISMO | Governo incentiva turismo em comunidades indígenas

Escrito por Júlia Rocha

Portal Governo de Roraima

Entre os dias 06 e 07 de maio, o Governo do Estado vai participar do Salão do Turismo Roraima, no Pátio Roraima Shopping, das 16 às 22h. A programação inclui palestras com diversos gestores estaduais e municipais de turismo e o evento tem como temática acerca do etnoturismo em terras indígenas de Roraima.

Participam do evento as comunidades Boca da Mata e Bananal, de Pacaraima; Cauê, Nova Esperança e Guariba, de Amajari, além do  Centro Regional Flexal, de Uiramutã e a comunidade da Raposa 1, de Normandia.

Essas comunidades indígenas contam com o plano de visitação turística, que teve iniciativa do Governo de Roraima, aprovado pela Funai (Fundação Nacional Índio). Essas comunidades passaram por treinamentos e capacitações desde 2019, promovidos pelo governo estadual.

As comunidades participantes sinalizaram o interesse em abrir para visitação turística, seguindo a instituição normativa Nº 03/2015, que estabelece as condições para que essas comunidades tenham implementado o turismo sustentável nas terras e territórios indígenas.

"O turismo nas comunidades indígenas hoje é uma realidade. Com esses incentivos de capacitação, o fortalecimento cultural também ganha espaço no turismo como forma de potencializar e agregar renda às famílias indígenas. O turismo nas comunidades indígenas tem um diferencial do turismo tradicional. É  um turismo voltado ao rural com a realidade ou a especificidade muito diferente. Então, por esse diferencial, ele ganha espaço na sociedade do país e do mundo", enfatizou o secretário do Índio, Marcelo Pereira.

O SALÃO DO TURISMO

O Salão do Turismo tem a proposta de levar mais conhecimento sobre o turismo de Roraima para a população, para que todos possam conhecer os produtos e serviços turísticos, consumir esses produtos e divulgar para outros públicos de todo o Brasil sobre essa oferta de serviços do Estado.

O diretor do Departamento de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Bruno Muniz explica que só no Centro Regional Flexal são sete comunidades. "Esse número é bem expressivo! Todas essas comunidades vão levar representantes, vão apresentar o artesanato, a gastronomia, os roteiros turísticos que foram construídos e serão totalmente protagonistas desse processo porque vão conduzir toda a operação turística dentro do território", ressaltou.