ETNOTURISMO | Secult apresenta potencialidades de Roraima em evento internacional de Turismo

Escrito por

A divulgação de Roraima no contexto das RAI (Rotas Amazônicas Integradas) entra em uma nova etapa: a do etnoturismo. E a primeira grande ação de divulgação do turismo em Roraima será na 10ª edição da Fita (Feira Internacional de Turismo na Amazônia), que ocorrerá entre os dias 5 e 8 de maio, na Estação das Docas, em Belém (PA).

Na ocasião, o Estado será representado pela equipe da Secult, que será responsável pelo pré-lançamento da divulgação das RAI, voltado ao segmento do etnoturismo, que será lançado oficialmente nos dias 20 e 21 de maio, no estado do Acre.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo, Bruno Muniz de Brito, o intuito deste pré-lançamento na Fita é convidar o público do evento para conhecer o lançamento do segmento do etnoturismo na Região Amazônica.

“Nós vínhamos promovendo a pesca esportiva do ano passado pra cá. Participamos de vários eventos, de várias ações voltadas não só à promoção, e isso é uma coisa que foi muito produtiva na RAI que, além da promoção turística, nós também conseguimos engendrar outras ferramentas, outros mecanismos de captação de recursos para a estruturação dos produtos turísticos nos estados”, relembrou Muniz.

Dentro desse novo momento de divulgação das Rotas Amazônicas Integradas voltado ao etnoturismo, serão trabalhados vários sub-segmentos, como a cultura, a gastronomia, a cosmologia indígena, a sabedoria dos povos amazônicos, o artesanato, a vivência do turista nessas comunidades, dentre outros contextos e elementos inerentes ao segmento principal.

PROTAGONISMO NAS RAI

O diretor do Departamento de Turismo ressaltou que Roraima é protagonista dentro do contexto das RAI e vem se reunindo com as secretarias de Turismo dos outros Estados da região Norte, para construir promoção turística integrada entre esses estados, entre seus produtos.

“O papel de Roraima é muito importante, porque nós atuamos na liderança desses estados. Na construção de uma ferramenta de promoção turística que integre toda a Amazônia usando a pujança, a força do termo Amazônia, nós trabalhamos nesse sentido”, explicou.

PESCA ESPORTIVA

Anteriormente, a divulgação da RAI, que vem sendo construída desde 2021, estava focada no segmento da pesca esportiva, fazendo o trabalho de divulgação em vários eventos. Entre eles, o Pesca & Companhia Trade Show, considerada a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo e cutelaria da América Latina.

O evento ocorreu em São Paulo, entre os dias 17 e 20 de março. No local, foi apresentada a pescadores, empresas e investidores da área da pesca esportiva a revista “Roraima: Um destino, mil roteiros”.