ROTEIRO GASTRONÔMICO | Editora da revista “Prazeres da Mesa” conhecerá culinária de Roraima

Escrito por Ayan Ariel

Reprodução/Instagram/Mariella Lazaretti

O Governo de Roraima segue fomentando ações de divulgações do Turismo local, para receber o público de várias partes do Brasil e do mundo. Uma dessas ações é o Voar de Novo, projeto desenvolvido em parceria com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e o Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo).

E é por meio dessa parceria que Mariella Lazaretti, influenciadora digital e editora da revista “Prazeres da Mesa” virá para Roraima neste domingo, dia 7, para conhecer a culinária local nos municípios de Boa Vista, Pacaraima e Amajari. Natural de São Paulo, ela já teve passagens pela Veja, Editora Abril, Jornal da Tarde (do grupo Folha de São Paulo), revistas Exame, VIP, Revista da Web, Contigo e Minha Novela.

A editora da “Prazeres da Mesa” é o quarto influenciador digital a visitar Roraima por meio dessa iniciativa. Anteriormente, vieram Guilherme Serpa, influenciador digital especializado em observação de aves, a blogueira Elizabeth Werneck, que conheceu o movimento do Etnoturismo no Estado, e o Vergílios na Trip, que possuem mais de 88 mil seguidores no Instagram e 1 milhão de seguidores no TikTok.

“O grande objetivo do programa Voar de Novo é dar visibilidade ao destino Roraima em mercados e segmentos estratégicos como o segmento da gastronomia. A nossa variedade gastronômica são objetos de interesse do público que nos visita e o nosso Departamento de Turismo analisa e avalia como extremamente oportuna a visita da Mariella aqui pra nos trazer mais respaldo dentro da nossa culinária”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Shérisson Oliveira.

Diretor do Departamento de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Bruno Muniz de Brito explica que a influenciadora irá ser apresentada à culinária roraimense por meio de recomendações de membros do trade turístico do Estado, que a acompanharão no roteiro.

“A jornalista vai estar conosco durante uma semana, com diversos membros do trade turístico do Estado que apresentarão sugestões e estão junto conosco na recepção para mostrar um pouco da paçoca, pra mostrar a damorida, pra mostrar a variedade da nossa cozinha regional, todas as nossas experiências gastronômicas junto com a culinária venezuelana, que também se misturou muito com a nossa culinária regional”, destacou.

ROTEIRO DA NOSSA GASTRONOMIA

Durante a semana, a influenciadora irá percorrer várias regiões de Boa Vista, Pacaraima e Amajari. Já no domingo (7), Mariella irá conhecer a produção de café 100% arábica da comunidade Kauwê, localizada no município que faz fronteira com a Venezuela.

Na segunda-feira, dia 8, em Amajari, a redatora irá conhecer, pela parte da manhã, a Pedra Mão de Deus, localizada na Serra do Tepequém. Já pela parte da tarde, haverá uma parada no Quarto de Bode, localizado no quilômetro 100 da BR-174 sentido Norte, para a degustação da tradicional paçoca.

Na terça-feira, dia 9, Mariella irá conhecer a Feira do Produtor, onde será acompanhada pela chef Denise Rohnelt. À tarde, na casa da chefe roraimense, serão apresentados à jornalista os ingredientes da culinária indígena e as panelas de barro da comunidade Macuxi. O dia termina com um passeio de barco no Rio Branco.

Durante a quarta-feira, dia 10, a influenciadora fará um city tour por Boa Vista, acompanhada do chef Beto Bellini. A visita será proporcionada pela Ystud Consultoria, do chef, e pela Roraima Adventures. A partida de Mariella será na madrugada de quinta-feira, dia 11.

O roteiro de viagem da editora do “Prazeres da Mesa” será realizado pela Secult junto com algumas parcerias, sendo elas a chef e colunista Denise Rohnelt, o chef Beto Bellini, proprietário da Ystud Consultoria, a Roraima Adventures e as prefeituras de Pacaraima, Amajari e Boa Vista.

ALERTA DE SPOILER

No fim de agosto, mais um influenciador chegará à Roraima por meio do “Voar de Novo”. Trata-se de Lucian Grillo, responsável pela página do Instagram Os Lugares Incríveis do Brasil, que possui cerca de 1 milhão de seguidores na rede social.

Durante os dias 24 e 29 desse mês, eles irão conhecer o município de Uiramutã e a região da Serra do Tepequém, em Amajari.