FESTIVAL DE TURISMO | Roraima será representado em evento temático no Amazonas

Secom-RR

Atualizado por DETUR/RR

FESTIVAL DE TURISMO | Roraima será representado em evento temático no Amazonas

O Estado de Roraima esteve presente na segunda edição do Festival de Turismo do Amazonas, que acontece entre os dias 25 e 26 de novembro, no CCAVV (Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques).

A participação é resultado do convite do Governo do Estado vizinho, por meio da Amazonas Tour. Além de Roraima, outras unidades da Região Norte, como Pará e Rondônia, também  marcaram presença no festival.

Roraima participouá no estande das RAI (Rotas Amazônicas Integradas), onde o Detur (Departamento de Turismo de Roraima), da Secult (Secretaria de Turismo), apresentou os produtos turísticos com a temática do etnoturismo da Amazônia, bem como os prestadores de serviços turísticos e empresas que foram convidadas de todos os estados também apresentarão os produtos e serviços oferecidos nessa área.

De acordo com o diretor de Turismo da Secult, Bruno Muniz, foram apresentados os roteiros de turismo em terras indígenas, as novas atrações do turismo de Roraima e os novos roteiros no turismo que foram criados para fortalecer ainda mais o setor.

“Temos como exemplo a rota Apiaú, que é uma novidade para a divulgação do turismo de Roraima, a rota das cachoeiras que hoje são divulgadas no município de Mucajaí e Iracema e o protagonismo da Comunidade Raposa I de Normandia, que estará presente com a exposição de panelas de barro da região”, esclareceu.

Bruno ressalta que a comunidade terá a oportunidade de apresentar também os roteiros que são oferecidos aos visitantes que passam na região, uma vez que foi concluído o plano de visitação na área.

Ele explica que o Governo de Roraima convidou todo o trade turístico do estado e os municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro, para que cada um possa mostrar os potenciais. Confirmaram presença os municípios de São Luís, Caroebe e Pacaraima, além de empresas que atuam na área e que também vão participar do evento.

“A participação nesse evento no estado do Amazonas é mais uma grande reinvindicação do trade roraimense que foi atendida pelo Governo do Estado, para que as empresas tenham a chance de participar de grandes eventos na cidade de Manaus, em função da grande importância que o Amazonas tem para Roraima, que é de gerar fluxos turísticos para o nosso estado levando em consideração todos os nossos atrativos”, complementou.

Principais pontos turísticos de Roraima serão apresentados no evento

Ele ressalta que essa parceria garantirá a apresentação e divulgação de pontos turísticos como o Monte Roraima, a Serra do Tepequém e a Serra Grande, no Cantá, assim como as belezas das cachoeiras e Uiramutã e os municípios do sul do Estado, incluindo Rorainópolis e Caracaraí por conta da pesca esportiva.

A expectativa, de acordo com Muniz, é que durante os dias de evento seja alcançado um público de mais de 10 mil visitantes, oportunidade única para divulgar o material turístico de Roraima e os roteiros oferecidos pelo trade turístico de forma integrada com os municípios.

“Com as RAI nós pretendemos chegar ao nosso objetivo agora, que é de promover o Estado de Roraima em um dos principais mercados emissores do turismo na Amazônia Setentrional para os produtos e serviços turísticos disponíveis aqui”, finalizou o diretor.