EXTREMO NORTE DO BRASIL

EXTREMO NORTE DO BRASIL

O estado de Roraima está dividido em três regiões turísticas. O municípios que compõem esta região são Amajari, Bonfim, Normandia, Pacaraima, Uiramutã. Aqui encontra-se o ponto mais setentrional do país, no Monte Cabura, além de atrativos turísticos com o Monte Roraima e Tepequem, região de serras, formada pelos municípios de Amajarí, Bonfim, Normandia, Pacaraima e Uiramutã onde está localizado o ponto mais setentrional do Brasil, o Monte Caburaí. Na mesma região encontram-se diversas nascentes de rios que correm límpidos por inúmeras cachoeiras e corredeiras, proporcionando locais perfeitos para a prática de esportes radicais dentro do turismo ecológico.


Monte Roraima – Fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Republica Cooperativista da Guiana. Seus Tepuis [como são conhecidos suas montanhas e montes] chegam a 2.739m de altitude, conhecido por abrigar espécies endêmicas [que se desenvolvem em regiões restritas], e por abrigar lendas indígenas. Recentemente foi cenário de parte da animação UP – Altas Aventuras, produzido pela Disney/Pixar.


Um dos lugares mais antigos do planeta, o Monte Roraima atrai cientistas, biólogos, antropólogos, esotéricos, místicos e aventureiros. Todos os ávidos por escalar o enorme paredão de pedra e sentir o prazer de chegar ao topo. Um cenário cinematográfico cercado pela flora variada, singular, além de reunir formações rochosas de milhões de anos espetaculares, que lembram o período dos dinossauros e cristais existentes no platô, sobre os quais se pode andar, sentar e meditar.


O Monte Roraima é o segundo ponto mais alto do Brasil, com mais de 2.700m de altitude, um lugar que impressiona pelas formas esculpidas nas rochas pela ação dos ventos. Um ambiente envolto em uma atmosfera de magia e mistérios que segundo a lenda indígena “O Monte Roraima” é o berço e morada de Makunaima, Índio corajoso e guerreiro. A palavra Roraima tem origem indígena e sua etmologia possibilita três significados: “Monte Verde”, “Mãe dos Ventos” e “Serra do Caju”. A tríplice fronteira entre o Brasil – Guyana – Venezuela fascina aos visitantes com seu majestoso e imponente formação rochosa, em meio as savanas Amazônicas.


 Municipio de Uiramutã – Localizado a 361 quilômetros da Capital, o Município do Uiramutã (RR) foi criado pela Lei 098, de 17 de dezembro de 1995, desmembrado das terras dos municípios de Normandia e Boa Vista. Possui uma área territorial de 8.090 quilômetros quadrados e uma população de 6.011 habitantes, na maioria indígena das etnias Macuxi e Ingaricó.O município inclui em seu território o Monte Caburaí, de 1.456 m de altitude, na fronteira com a Guiana, o monte é o ponto mais setentrional do País.


MONTE CABURAÍ - 
É também ao Norte que se encontra a beleza do Monte Caburaí. Geógrafos comprovaram que ele está 70km acima do Oiapoque, ganhando o título de ponto mais setentrional do Brasil e reconhecidamente convencionado nas Instituições Oficiais responsáveis pelas demarcações territoriais geográficas, como o Ministério da Educação e IBGE.