Hemeroteca

Profº  Dr. Antônio  Tolrino de Rezende Veras

O Professor Doutor Antônio Tolrino de Resende Veras era Docente Associado I da Universidade Federal de Roraima no Curso de Geografia. Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará desde 1989, pautou sua carreira nos estudos e pesquisas voltadas à Geografia da Amazônia, notadamente no Estado de Roraima, de onde construiu todo seu legado. Concluiu seu Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará no ano de 2002 e titulou-se Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo no ano de 2009.
Sua experiência docente e como pesquisador pautou-se na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente urbano, planejamento urbano, geografia cultural e geografia do turismo. Seu trabalho enveredou pelas temáticas das cidades amazônicas e suas especificidades. Foi professor dos Programas de Pós-Graduação (Mestrado em Geografia, Mestrado em Sociedade e Fronteiras e Mestrado Profissional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos - PROFÁGUA) da UFRR.
O Professor Doutor Antônio Tolrino de Rezende Veras faleceu no ano de 2020, vítima de Covid-19, mas deixou uma obra extraordinária para pesquisadores e estudiosos nas áreas de Geografia e Turismo de Roraima. É com grande satisfação que a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN, por meio do seu Departamento de Turismo – DETUR, prestam homenagem a este pesquisador que tanto contribuiu com a pesquisa cientifica para o Estado de Roraima.
No acervo da Hemeroteca Antônio Tolrino de Resende Veras os trabalhos podem ser acessados e consultados por pesquisadores de todo mundo. São obras que versão sobre o Turismo no Estado de Roraima e que vão desde trabalhos de conclusão de curso como monografias de graduação e especialização, até dissertações de mestrado e teses de doutorado. Os trabalhos originam-se de diversos cursos e programas de pós-graduação e são resultado do brilhantismo e da ousadia dos pesquisadores que, assim como o Professor Veras, dispensaram suas energias e esforços por pesquisar e registrar seus avanços sobre o nosso Estado de Roraima, a bela terra de Makunaima, extremo norte do Brasil.

Detalhes do Download

VITÓRIO, Luciana de Souza. Turismo de base comunitária análise quanto às interferências do turismo de pesca no Baixo Rio Branco,Roraima- Brasil, 2014. VITÓRIO, Luciana de Souza. Turismo de base comunitária análise quanto às interferências do turismo de pesca no Baixo Rio Branco,Roraima- Brasil, 2014. POPULAR