Região Turística EXTREMO NORTE DO BRASIL

O estado de Roraima está dividido em três regiões turísticas, uma delas é a região turística Extremo Norte do Brasil com uma superfície que reúne identidade histórica, cultura, econômica e singular paisagem turística. Os municípios que compõem esta região são Amajari, Bonfim, Normandia, Pacaraima, Uiramutã. Aqui se encontra o ponto mais setentrional do país, no Monte Caburaí, além de atrativos turísticos com o Monte Roraima e Tepequem, região de serras, formada pelos municípios de Amajarí, Bonfim, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

Na mesma região encontram-se diversas nascentes de rios que correm límpidos por inúmeras cachoeiras e corredeiras, proporcionando locais perfeitos para a prática de esportes radicais dentro do turismo ecológico.

O Monte Roraima fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Republica Cooperativista da Guiana. Seus Tepuis [como são conhecidos suas montanhas e montes] chegam a 2.739m de altitude, conhecido por abrigar espécies endêmicas, berço de inúmeras lendas indígenas. Um dos lugares mais antigos do planeta ele atrai há séculos cientistas, biólogos, antropólogos, esotéricos, místicos e aventureiros, ávidos por escalar o enorme paredão de pedra e sentir o prazer de chegar ao topo. Um cenário cinematográfico cercado pela flora variada, singular, além de reunir formações rochosas de milhões de anos espetaculares, que lembram o período dos dinossauros e cristais existentes no platô, sobre os quais se pode andar, sentar e meditar.

Amajari - Em cenário emoldurado pelas imponentes montanhas das serras Pacaraima e do Morcego, Amajari é uma cidade que ainda carrega vestígios dos áureos tempos do ciclo do garimpo, que transformaram o município em um dos maiores destinos turísticos de Roraima, com foco no ecoturismo e turismo de aventura. Tudo isso graças ao Tepequem, com suas belas cachoeiras, como a da Barata, do Funil e do Paiva. O atrativo conta com uma ampla rede de pousadas e redários para atender os visitantes, que podem conhecer os atrativos com a ajuda dos guias e condutores locais treinados para recepcionar os turistas.  

Uiramutã - Na região temos o município de Uiramutã, distante 361 quilômetros da capital, Boa Vista, com grande uma população de 6.011 habitantes, na maioria indígena das etnias Macuxi e Ingaricó. A forte presença da cultura indígena na região faz com que Uiramutã seja um belo atrativo no segmento do etnoturismo, ação que já está sendo implementada pelo Governo do Estado de Roraima, com a elaboração dos planos de visitação de diversas comunidades, promovida pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento. Além disso, o ecoturismo é outro chamariz para a região que lugar possui belezas naturais exuberantes e quase intactas, com seus belos rios, vales e cachoeiras, o que torna a visita a região uma aventura única e cheia de descobertas.

Normandia município que é uma homenagem à cidade região francesa, terra de Pappillon, que fixou residência naquele povoado depois de fugir da Ilha do Diabo foi emancipado em 1º de julho de 1982 é constituído do distrito sede além de diversas vilas e comunidades que compõem a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, polo irradiador do turismo em terras indígenas. A prática já é uma realidade na Comunidade Indígena da Raposa I, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Também em Normandia temos o lago do Caracaranã não fica nem um pouco atrás da beleza da mais espetacular ilha do Caribe ou das Maldivas.

Em Normandia, ao norte de Roraima a beleza da cultura indígena espera os visitantes

Bonfim - Nascida no século 19 como um núcleo de comércio para atender à demanda regional por carne bovina, Bonfim preserva uma forte ligação com a pecuária. Na década de 1960, a abertura da rodovia BR-401 facilitou a ligação com Boa Vista e aumentou o número de habitantes da vila. Na verdade, eram familiares dos militares enviados para a criação do Primeiro Pelotão Especial de Fronteira, quando foram construídos o Quartel do Pelotão, a pista de pouso e a vila militar. Em 1982, a pequena vila às margens do rio Tacutu finalmente foi emancipada. Beneficiada com a área de livre comércio, Bonfim recebe hoje muitos viajantes que cruzam o território rumo à Venezuela e à Guiana, com quem divide a maior área de fronteira. A cidade é endereço da famosa vaquejada, uma grande festa agropecuária.

Pacaraima- O município foi emancipado em 1995, faz fronteira ao norte do Estado com a Venezuela, a mil metros de altitude, a cidade fica em um vale cercado por serras, o que torna o clima mais agradável, por isso a região atrai visitantes que fogem para curtir o clima ameno do lugar. O turismo de compras já esteve em alta na região até explodir o ápice da crise venezuelana, que ocasionou a escassez de produtos no país vizinho. O município é porta de entrada para quem quer conhecer o Monte Roraima, uma vez que o monte somente é acessível do lado venezuelano. Em alta na região está a visitação nas comunidades da etnia Taurepang Nova Esperança, Bananal e Boca da Mata em vistas de implantação com a elaboração dos planos de visitação e preparação dos indígenas para a recepção dos turistas.