Região Turística RORAIMA, A SAVANA AMAZÔNICA

A Região Turística Roraima, a Savana Amazônica é composta por 5 municípios, caracterizada por possuir em sua maior parte territorial as savanas (tipo de formação vegetal mista composta de extrato baixo e contínuo de gramíneas e subarbustos, com maior ou menor número de pequenas árvores espalhadas.), belas cachoeiras e trilhas para os amantes do turismo de aventura, piscinas naturais e uma grande riqueza histórica e cultural predominante no centro histórico da Capital Boa Vista.

O município de Boa Vista é uma região riquíssima em belezas naturais, de gente interessante, de histórias, de lendas, de cultura, ritos e mitos. Boa Vista é uma terra da oportunidade, que nasceu no século 19, mas está aberta para o futuro com seu traçado urbano moderno, a cidade oferece diversas opções aos visitantes.  Seja um passeio de barco para conhecer a cachoeira da Serra Grande, ou Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda, no Velia Coutinho, no complexo poliesportivo Ayrton Senna, a Casa de Petita Brasil, a Igreja Matriz e a Prelazia. Desfrute da culinária típica da região. Paçoca com banana, damorida, tacacá, mungunzá, tambaqui na brasa e outros pratos deliciosos estão a sua espera, para depois descobrir um pouco do gosto de Roraima, é hora de encantar-se com a fauna e a flora da região.

Em Boa Vista o Lago do Robertinho é uma das grandes atrações que reúne turistas de todos os cantos do país e do mundo

Município de Mucajaí - Mucajaí é a terceira maior cidade do Estado, oriunda da antiga colônia agrícola Fernando Costa, que em 1982, tornou-se município, adotando-se o nome do rio mais próximo. Além dele, é banhada pelos rios Branco e Catrimani. A região possui forte vocação para o turismo religioso por ser uma manifestação bem expressiva na região, graças a Festa da Encenação da Paixão de Cristo, que acontece À época da Semana Santa no município. Além disso, o ecoturismo é um potencial a ser explorado; por lá tem a Cachoeira do Evandro, atrativo é rico em belezas naturais e possui diversas quedas d’água ao longo de seu percurso. Possui vocação para desenvolver atividades complementares ao ecoturismo e também para os meios de hospedagem e restaurante.

O Município do Alto Alegre é um destino perfeito para a prática de pesca esportiva, além de ser o preferido dos amantes de “esportes radicais”, que escolhem esse trecho ao noroeste da capital para se aventurar nas corredeiras e quedas d’água, excelentes para a prática de rafting e canoagem, na região do Paredão. Para os que preferem um revigorante banho de cachoeira, opções não faltam: tem a cachoeira da Pedra Grande, do Cedro, do Tucumã e do Filhote, além da cachoeira do rio Mucajaí. Também é uma boa opção para quem gosta de aliar viagem e conhecimento. A Estação Ecológica Maracá-Roraima, criada em julho de 1981, além dos biguás, quelônios e onças-pardas ou suçuaranas, a ilha também é habitada por répteis e outros mamíferos de grande porte, como a onça-pintada. Maracá foi a primeira Estação Ecológica do País, fato que contribuiu decisivamente para a sua preservação.

Iracema - No município de Iracema, o ecoturismo é a bola da vez; prepare-se para conhecer a Cachoeira do Leonardo, ideal para o turista que quer se manter em contato com a natureza. Seguindo para a região do Roxinho, cujo acesso se dá por estrada de chão. Um lugar que encanta pela tranqüilidade e beleza. Uma queda d’água de cerca de 10 m de altura, entre muitas pedras e no meio da floresta.

Cantá - No município do Cantá, distante cerca de 38 km de Boa Vista é forte a presença de  indígenas das etnias Macuxi e Wapixana, que vivem nas comunidades Canauanim, Malacacheta e Taba Lascada. A produção agrícola local abastece Boa Vista. E o abacaxi também faz a fama da cidade. A Serra Grande é uma boa opção para quem gosta de trilhas, algumas delas levam a cachoeiras e corredeiras, mas o destino mais procurado é o topo da serra. A trilha tem duração de 4h e passa por trechos escorregadios, íngremes e com muitos obstáculos naturais, o que garante a adrenalina e aventura, além da vista encantadora. O ponto alto da rilha é a cachoeira Véu de Noiva. A cachoeira é uma das belezas naturais de Roraima mais procuradas na região, por não está disponível o ano inteiro. Ela tem tempo para surgir de cima dos 900 metros de altitude da Serra Grande, localizada no Município do Cantá, próximo a margem esquerda do Rio Branco.