Governo e Sebrae promovem Salão Internacional de Turismo para debater e prestigiar setor em Roraima

Com o objetivo de promover as rotas turísticas do Estado em escala local, nacional e internacional, o Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), e o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promovem o “Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024”. O evento ocorre entre os dias 26 e 28 de abril no Roraima Garden Shopping.

O evento é gratuito e o público presente poderá prestigiar 16 palestras e paineis voltados à várias temáticas do turismo na região. As inscrições estarão abertas até o dia 25, ou até acabarem o número de vagas, e podem ser feitas por meio deste link .

Esta é a terceira edição do evento promovido pelo Governo de Roraima e pelo Sebrae. A grande novidade deste ano é que esta será a primeira edição a ser promovida em nível internacional, uma vez que também abrangerá produtos turísticos da Venezuela e da Guiana.

O diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito, avalia o Salão Internacional de Turismo como um grande momento de construção e crescimento do setor no Estado, já que haverá um foco maior no turismo transfronteiriço e internacional. Ele também falou um pouco sobre as novidades que ocorrerão no evento este ano.

“Nós vamos trazer a discussão e o debate acadêmico sobre a inteligência turística com o Encontro de Inteligência Turística da Amazônia Setentrional. Nós também promoveremos um Hackatur, que é uma reunião de grandes pensadores, programadores e jovens que fazem parte dessa nova geração, que pensam de forma digital e vão apresentar soluções digitais para os desafios que nós encontramos aqui no estado de Roraima”, explicou.

O superintendente do Sebrae-RR, Emerson Baú, ressaltou que o turismo é um dos principais setores econômicos para o fortalecimento e desenvolvimento de uma região, pois gera emprego e renda, além de manter uma grande cadeia produtiva. Para ele, isso impacta vários segmentos diretos e indiretos ao turismo.

“Dentro da política pública desenvolvida pelo Governo de Roraima para o fortalecimento dos setores econômicos está o fortalecimento do turismo com o apoio e a organização do Sebrae, que já vem atuando há muitos anos no setor. Por isso está sendo feito o Salão Internacional, que é justamente para mostrar para o turista local o próprio Estado, e principalmente para que a gente consiga ter negócios com os países vizinhos e mostrar a potencialidade da nossa estrutura turística no estádio Roraima”.

INTELIGÊNCIA TURÍSTICA DA AMAZÔNIA

Durante o evento, haverá o Encontro de Inteligência Turística da Amazônia, organizado pelo Governo e pelo Sebrae-RR em parceria com a Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e o IFRR (Instituto Federal de Roraima).

O encontro tem como objetivo ser uma vitrine do que os egressos do IFRR e da UERR estão produzindo para a melhoria da atividade turística no estado de Roraima. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita por meio deste link .

PARCEIROS

Para a realização do “Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024”, o Governo de Roraima e o Sebrae-RR contarão com vários parceiros. São eles: Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima), Sesc-RR (Serviço Social do Comércio), Senac-RR (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sinderarterr e prefeituras municipais.

As empresas Mais 1 Café, ITGS, Roka Hotel, Uiramutam, Sicoob Amazônia, Eco Hotel e Prefeitura de Presidente Figueiredo também prestarão apoio ao evento.

Confira a programação do Salão Internacional de Turismo

17H

Abertura Oficial

19H